Livros #1 – Game Design & Programação

livros 01.jpg

Olá. Uma das coisas que mais aprendi na faculdade, foi aprender a aprender, e isso só acontece através dos livros. Qualquer assunto que se queira dominar, livros são necessários, pois são as experiências de outras pessoas imortalizadas para a posteridade. E com produção de jogos não seria diferente.

Já vi diversos cursos online em formato de vídeo aulas prometendo formações em “Game Design”, anúncios do tipo “Crie um jogo sem escrever código!” e “Formação completa em produção de jogos!”. Infelizmente, geralmente não passam de receitas de bolo que devem ser seguidas à risca, e caso desobedecidas… tudo se desmorona. Tenho minhas dúvidas que aqueles interessados em trabalhar com produção de jogos consigam sucesso no mercado apenas copiando modelos prontos, que ficam obsoletos do dia para a noite (alguém joga Angry Birds ainda?). Convido você a montar sua própria estante (pode ser digital também) com bons livros (tomos, pergaminhos, grimórios…) sobre o assunto.

Vou listar alguns livros da minha biblioteca pessoal que servem de guia e orientação aos interessados em design e programação de jogos (veja mais sobre design de jogos aqui), e em outra oportunidade vou postar alguns livros sobre roteiros e quadrinhos. Vamos lá então!

Design de Games: Uma abordagem prática – Paul Schuytema

8522106150

Excelente livro sobre design de jogos. Explica conceitos como o que é um jogo, o que é diversão, quais as funções do game designer, como elaborar um Game Design Document, como sobreviver são sendo um game designer (dicas para se manter criativo, obter inspiração e ideias), e um projeto de jogo passo a passo na linguagem Lua.

DESENVOLVIMENTO DE GAMES: Tradução da 2ª edição norte-americana – Jeannie Novak

games capa completa_CURVA:Layout 1

Este é um livro mais generalista. Cobre desde a história dos jogos até previsões sobre o futuro deles. Alguns assuntos abordados são as motivações do jogador para jogar (interação social, competição, escapismo, etc.), aplicações de jogos em meios não jogos, plataformas, modo de tempo e jogador e gêneros. Aborda também criação de enredos e estereótipos de personagens, conceitos de jogabilidade, criação de mundos, explicação das diversas funções envolvidas na criação de games e as etapas de produção.

 

MAPA DO JOGO: A DIVERSIDADE CULTURAL DOS GAMES –organizador: Lucia Santaela e Mirna Feitoza

af2bc938-0ffe-407b-bd5b-5ed8814ff705

Este livro na verdade é um compêndio de vários artigos publicados por diversos pesquisadores, com foco principal na relação entre games e a sociedade, cultura, estética e educação. Alguns artigos são de leitura pesada e lenta, outros puramente conceituais, outros análises usando alguns jogos como exemplos. Não recomendaria para programadores ou artistas.

Level UP: Um Guia para o Design de Grandes Jogos – Scott Rogers

817

Uma leitura leve e fácil, mas profunda e enriquecedora. Os insights sobre game design de Soctt Rogers são oportunos e precisos em suas quase 500 páginas. Discute sobre ideias, documentação do game, combate, música, criação de história e personagens e muito, muito mais (incluindo uma receita de chili – leia e entenderá). Must have!

Introdução Ao Desenvolvimento de Games: Vol.2 – Editor: Steve Rabin

8522111448

Quer programar games? LEIA ESSE LIVRO! Aborda conceitos de fundamentos de programação (arrays, listas, flags, herança, polimorfismo e componentes), padrões de design (singleton, observer, composite…), arquitetura de jogos, funcionamento da memória, gerenciamento de recursos, serialização, depuração, e a parte matemática da programação de jogos, como trigonometria, vetores, matrizes e geometria. Não para por aí: detecção de colisão, física, gráficos, IA (agentes, fsm, A*…), animação (IK, interpolação), programação de áudio e rede e segurança (criptografia). Mais de 600 páginas, obviamente vários assuntos são superficiais e servem apenas de ponto de partida, mas outros são explanados em C++, ou com uma explicação eficiente o suficiente para dar seus próprios passos depois. Vale o investimento.

Introdução À Ciência Da Computação Com Jogos – Bruno Feijó, Esteban Clua e Flávio S. Corrêa da Silva

introduco-cincia-da-computaco-com-jogos-372601-mlb20359889143_072015-f

Quer programar games? LEIA ESSE LIVRO![2]. Por se tratar de um livro de introdução a ciência da computação, ele aborda muito bem conceitos de introdução à programação e orientação à objetos. A grande sacada está no uso de Java 2D para construção a partir do zero de um motor para jogos chamado javaPlay. Você verá a programação de animações com  sprites, colisões, load de recursos, game loop e outras coisas, e existem apêndices com jogos de exemplos construídos com o javaPlay (com código fonte para baixar). Muito bem escrito pelo time de pesquisadores e explica os fundamentos daquilo que as game engines fazem por nós.

Um comentário sobre “Livros #1 – Game Design & Programação

Resposta