LIVROS #2 – Desenho & Quadrinhos

livros 02.jpg

E aí pessoal, eu já falei um pouco sobre livros aqui nesse post. Hoje eu vou trazer um pouco mais da minha estante pra vocês, mas inaugurando um tema que é meu favorito: desenho!

Você pode assistir vídeos aulas sobre como desenhar, pode se matricular em cursos de desenho, pode aprender boas técnicas para ser um bom desenhista… E talvez isso esteja OK pra você. Talvez satisfaça seu objetivo. Mas se você quiser buscar por mais, quiser adentrar ao âmago, quiser buscar aquilo que os mestres encontraram (não tenho certeza mais onde li essa frase, acredito que foi numa apostila do Mozart Couto… talvez…), você precisa de livros. E vou dizer mais: um livro pode substituir inteiramente alguns cursos de férias sobre desenho.

Mesmo você sendo um programador, vez por outra você pode olhar para os modelos que importou na sua engine e se maravilhar com a arte produzida, da mesma forma como um artista olha pro seu código e sai correndo de medo hehehe! Então reduzir essa barreira ‘mística’ entre os dois mundos é importante!

Art Fundamentals: Color, Light, Composition, Anatomy, Perspective, and Depth

Eu acabei virando fã do pessoal da 3D Total Publishing. Publisher localizada no Reino Unido, especializados em publicações sobre arte (desenho, pintura, modelagem, escultura…) tradicional e digital. Esse livro (inglês) é exatamente o que o nome diz: uma introdução aos conceitos básicos de arte (mais especificamente desenho e pintura). Eu li, recomento demais. Coisas preciosas sobre proporção áurea (sabe aquela espiral que vez por outra você vê numa imagem e não entende o motivo? Lá explica (também é uma sequência numérica chamada Sequencia de Fibonacci que você já deve ter programado alguma vez na vida)), cores quentes e frias, iluminação, composição, perspectiva e ótimos esboços de anatomia para se estudar os músculos do corpo humano. Por fim, uma galeria de trabalhos de artistas na qual cada autor explica como compôs sua obra, sendo perceptível a aplicação dos fundamentos apresentados no livro!

272 páginas, papel encerado, capa flexível mas acompanha um case em papelão ultra resistente para ‘guardar’ o livro dentro. Encomendei direto da 3D Total UK uns 2 anos atrás, mas é possível comprar pela Amazon BR.

Sketching from the Imagination: An Insight into creative drawing / SCI-FI / Fantasy

IMG_20171016_190735

Mais 3D Total. Essa série de livros (e já foi lançado o volume ‘Characters’) traz dezenas de sketchs sobre os temas referidos, de vários artistas. Apesar de não focar no ensino de técnicas e conceitos, novamente, cada artista comenta suas obras e os motivos de ter feito o que fez da forma que fez. É um ótimo guia de inspiração e referência!

Aproximadamente 300 páginas cada.

Desenhando com o lado direito do cérebro – Betty Edwards

IMG_20171016_193547.jpg

Esse livro deveria estar no topo da lista, mas não coloquei de propósito. É só pra quem leu até aqui.

LEIA ESSE ‘PERGAMINHO SAGRADO’.

Essa edição que eu tenho é a 10ª de 2005, com atualizações e revisões do material original (que também tinha em xerox e li quando tinha uns 14 anos de idade talvez).

O livro é basicamente um estudo sobre como o cérebro das pessoas funciona ao desenhar, como certas regiões são ativadas e outras desativadas no momento de concentração do desenho, os famosos hemisférios esquerdo (lógico e racional) e direito (intuitivo e criativo). A ‘mágica’ (que é desmistificada) está na realização da transição do estado predominante esquerdo (que somos ensinados a valorizar na sociedade desde pequenos) para o direito (que tende a ficar reprimido na fase adulta).

TODOS já desenharam. TODOS podem desenhar. Não é mágica, não é um ‘dom sobrenatural que somente as crianças de ouro prometidas a cada geração dominam’. É aprendível, e esse livro ensina como aprender a aprender a desenhar. E existem exercícios para se fazer e exemplos de obras de alunos antes e depois do curso aplicado pela autora baseado nos ensinamentos deste livro.

Desvendando os Quadrinhos, Reinventando os Quadrinhos e Desenhando Quadrinhos – Scott McCloud

 

IMG_20171016_203918.jpg

Um dos trios sagrados para  desenhistas de quadrinhos. O que McCloud faz é simplesmente ensinar como os quadrinhos funcionam através dos próprios quadrinhos. Sim, cada livro destes é uma HQ, e são tão vastos e interessantes ao mesmo tempo em que conseguem ser simples e divertidos. Tudo o que compõe uma HQ é abordado: a forma dos desenhos, a sequência, o fluxo de leitura, os estilos de quadros e balões, o controle de tempo através dos quadros, linguagem corporal, expressões, ferramentas e materiais… Enfim, TUDO.

Se gosta de quadrinhos, LEIA. Se quer desenhar quadrinhos, LEIA.

Narrativas Gráficas, Quadrinhos e Arte Sequencial, Will Eisner

IMG_20171016_205442.jpg

Claro que não podia faltar o homem cujo nome é usado como premiação “Óscar” dos Quadrinhos. Ele, Will Eisner. Um dos nomes mais influentes do século XX, sem dúvida, Eisner disseca os quadrinhos com uma maestria incomparável. Seus livros abordam a arte de contar histórias com imagens através de suas próprias obras, dentre elas, o famoso The Spirit.

Ele nos ensina que não é uma simples questão de desenhar imagens em quadrados. A arte na narrativa sequencial possui características e necessidades todas próprias, bem como possibilidades.

lei..a. l-e-i-a. Leia. LEIA.

 

Bom pessoal, eu vou parar por aqui para me prolongar demais. Tem mais, mas se você começar por estes, já estará em ótimo caminho e sem dúvida encontrará muito mais por si mesmo.

 

Resposta